Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Pau dos Ferros

A turma especial permite que um discente solicite a abertura de uma turma de um componente curricular que, de outra forma, ele não teria condições de cursar. 

A abertura de turma especial é restrita aos períodos letivos regulares, não se aplicando aos períodos letivos complementares.

A abertura de turma especial só pode ser solicitada quando atendidos todos os seguintes requisitos: 

  1. O solicitante é discente regular de graduação; 
  2. O discente já cumpriu pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da sua estrutura curricular; 

III. A solicitação de abertura de turma especial diz respeito a, no máximo, 2 (dois) componentes curriculares por período letivo; 

  1. O número total de componentes curriculares cursados em turma especial não poderá ser superior a (quatro) ao longo do curso; 
  2. O componente curricular é obrigatório na estrutura curricular do discente; 
  3. O componente curricular, ou qualquer componente equivalente no qual o discente possa se matricular, não está sendo oferecido no período corrente ou está sendo oferecido em choque de horário com outro componente curricular obrigatório que integra o plano de matrícula do discente; 

VII.O discente terá, no máximo, duas reprovações por média e nenhuma por falta no componente curricular ou em algum dos seus equivalentes; e 

VIII. O componente curricular envolve procedimentos de ensino-aprendizagem compatíveis com a turma especial. 

O discente com necessidade educacional especial devidamente registrada no sistema oficial de registro e controle acadêmico é dispensado do cumprimento das exigências constantes dos incisos IV e VIII. 

A análise do pedido de abertura de turma especial é feita pelo colegiado do curso e deliberada pelo Departamento ou Unidade Acadêmica responsável pelo componente curricular, que levará em conta a possibilidade e conveniência do oferecimento, de acordo com o planejamento da unidade. 

Só pode ser aberta uma única turma especial do mesmo componente curricular, ou de qualquer um dos seus equivalentes, por período letivo. 

A solicitação de turma especial deverá ocorrer concomitante ao primeiro período da matrícula, definido em Calendário Acadêmico. 

PARA ABRIR O PROCESSO ADMINISTRATIVO

– Requerimento Padrão (preenchido e assinado);

Requerimento Turma Especial (preenchido e assinado);

Carta de aceite_professor_Turma especial (preenchido e assinado);

– Histórico atualizado.

ATENÇÃO!!  A documentação deverá ser no formato PDF, em um único arquivo (formato único) e que a primeira página do arquivo, obrigatoriamente, deverá ser o Requerimento padrão. Deverá obrigatoriamente constar no escopo do e-mail o seu nome completo, CPF e a Unidade de Destino (no caso a coordenação do curso a que você pertence).

8 de setembro de 2021. Visualizações: 2147. Última modificação: 08/09/2021 13:38:05