Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Pau dos Ferros

Programa Institucional Permanência tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFERSA, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, durante o tempo regular do seu curso, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, mediante a concessão de auxílio financeiro para a alimentação, transporte, moradia, atividades didático-pedagógicas, esportivas, acadêmicas e culturais, visando à redução das taxas de evasão e de retenção.

As normas, o número de vagas e valores de cada modalidade do Programa Institucional Permanência, serão estabelecidos pela PROAE e divulgados em Edital, até o início de cada semestre letivo.

O discente poderá participar, no máximo, de duas modalidades do Programa Permanência, sendo uma a Moradia Estudantil ou o Auxílio Moradia e a outra dentre as demais modalidades, exceto o Auxílio Transporte.

O Programa Institucional Permanência é constituído das seguintes modalidades:

a. Bolsa Permanência Acadêmica:

Bolsa Permanência Acadêmica visa apoiar a formação acadêmica do discente, através de sua implementação de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, sob a orientação de um docente ou técnico-administrativo, excetuando-se a monitoria. A bolsa terá uma duração de dois semestres letivos e o bolsista exercerá suas funções em 12 (doze) horas semanais.

b. Bolsa Apoio ao Esporte:

Bolsa Apoio ao Esporte é destinada a discentes que possuam alguma habilidade esportiva, para apoiar as atividades oferecidas a alunos da UFERSA, relacionadas à modalidade esportiva do bolsista. A bolsa terá uma duração de 2 (dois) semestres letivos e o bolsista exercerá suas funções em 12 (doze) horas semanais.

c. Auxílio Didático-Pedagógico:

Auxílio Didático-Pedagógico consiste em uma ajuda financeira a discentes, para aquisição de material didático, como livros, apostilas, cópias, etc. A contrapartida do discente é a sua permanência na Instituição e aproveitamento nas disciplinas e a obediência às normas da UFERSA, da PROAE e da Vila Acadêmica Vingt- Un Rosado (Mossoró).

d. Auxílio Transporte:

Auxílio Transporte é destinado a discentes que utilizam transporte pago com destino a Universidade. A contrapartida do discente é a sua permanência na Instituição e aproveitamento nas disciplinas e a obediência às normas da UFERSA, da PROAE e da Vila Acadêmica Vingt- Un Rosado (Mossoró).

e. Auxílio ao Portador de Necessidades Especiais:

Auxílio ao Portador de Necessidades Especiais é destinado uma ajuda financeira a discentes que sejam portadores de necessidades especiais. A contrapartida do discente é a sua permanência na Instituição e aproveitamento nas disciplinas e a obediência às normas da UFERSA, da PROAE e da Vila Acadêmica Vingt- Un Rosado (Mossoró).

f. Auxílio Creche:

Auxílio Creche é destinado a discentes com dependente(s) legal(is) na faixa etária de zero a cinco anos. A contrapartida do discente é a sua permanência na Instituição e aproveitamento nas disciplinas e a obediência às normas da UFERSA, da PROAE e da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado (Mossoró).

g. Moradia Estudantil:

Moradia Estudantil consiste em conceder moradia temporária em uma das unidades residenciais (masculina e feminina) aos discentes, dos cursos de graduação presenciais, que não tenham residência familiar na cidade de Pau dos Ferros.

A Moradia estudantil do Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros hoje tem capacidade para 160 discentes, sendo 80 vagas na ala masculina e 80 na ala feminina.

9 de janeiro de 2019. Visualizações: 1527. Última modificação: 22/01/2019 09:08:19