O Setor de Segurança do Trabalho promoveu no último dia 07/08 a segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – II SIPAT do Campus Pau dos Ferros. Com o tema “Saúde Organizacional”, o evento direcionado para servidores e colaboradores aconteceu no Miniauditório do Bloco dos Professores I e teve uma programação bem diversificada com palestras, momentos de orientação sobre Saúde e Segurança do Trabalho, vivência, jogos cooperativos e apresentação cultural.
Com o objetivo de promover discussões acerca da saúde do servidor relacionada ao ambiente organizacional, com enfoque na prevenção, o evento contou com a participação de 89 pessoas entre servidores, colaboradores e discentes e foi marcado por momentos de muito aprendizado, troca de experiências e descontração.
Programação – Pela manhã, o discente Thomaz Alves da Silva (2º período – BTI) fez uma bela apresentação musical, abrindo o evento com o Momento Cultural. Em seguida, a Técnica em Segurança do Trabalho, Priscila Siméia de Melo Teixeira falou sobre a importância de realizar a segunda edição da SIPAT, trazendo mais uma vez a saúde do servidor para o centro das discussões no ambiente organizacional. Na sequência, o professor Dr. Ricardo Paulo Fonseca Melo, Diretor do Campus, deu as boas vindas aos participantes, desejando a todos um excelente evento.
A primeira palestra do dia foi proferida pela psicóloga Esp. Sarah Danielle Girão dos Santos que abordou o tema: “Fortalecendo a Saúde Emocional e a Qualidade de Vida no Trabalho”, trazendo um panorama geral sobre o processo de adoecimento das pessoas no ambiente de trabalho – com ênfase na “Síndrome de Burnout”.
Sobre esse momento, a professora Mônica Paula de Souza deu seu depoimento: “No geral, há sempre ganhos em participar das atividades da SIPAT, uma vez que, pelo simples fato de acontecer, já nos faz repensar criticamente a relação com o trabalho que cada um tem e o ambiente que o envolve. O tema desse ano permitiu discutir a saúde mental como objeto central, fato particularmente importante diante dos dados atuais de problemas surgidos nessa área que prejudicam a qualidade de vida; a palestra proferida pela Especialista Sarah Santos trabalhou bem esse prejuízo ao destacar as relações da saúde do servidor com o ambiente de trabalho e levantar as características de doenças visando à prevenção”.
Encerrando o período da manhã, interagimos na Vivência: “Minhas Escolhas – Reflexos na Qualidade de Vida no Trabalho” com a Psicóloga e Técnica em Segurança do Trabalho Esp. Vitória Régia Oliveira Moura Morais. Nas palavras do servidor Marcelo Nascimento de Morais, Técnico de Laboratório, o momento foi bastante positivo: “Um evento muito positivo onde foi possível visualizar a importância do trabalho em conjunto e o quanto o nosso dia a dia está ligado com as nossas emoções. Na SIPAT, foi possível perceber que estar bem no trabalho é importante não só para desempenhar a atividade laboral, mas para a nossa vida”.
A programação foi retomada no início da tarde com o Técnico Desportivo, Esp. Thiago César Silva de Azevedo, orientando a atividade “Jogos Cooperativos: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho”. A servidora Andressa Soares de Araújo Batista, Nutricionista, também opinou sobre o evento e os jogos cooperativos: “Participar da II SIPAT foi fundamental para perceber o quanto o ambiente de trabalho pode nos proporcionar saúde, segurança, satisfação e cooperação. A presença da dinâmica sobre os jogos cooperativos nos fez refletir sobre a necessidade de ajudar o colega de trabalho, como também de ser ajudado, com a finalidade de se chegar ao objetivo comum: o bom funcionamento da Universidade; assim, ficou claro que o caminho para obter o sucesso profissional depende diretamente da qualidade de vida no trabalho. Parabéns!!!”
Para encerrar as atividades do dia, a Profª. Drª. Rafaely Angélica Fonseca Bandeira proferiu a palestra “Plano de Emergência Contra Incêndio” e fez a apresentação dos Mapas de Sinalização de Emergência e Rotas de Fuga do Campus Pau dos Ferros, promovendo uma divertida competição entre as equipes Alfa e Beta sobre os conceitos apresentados.
A Técnica em Assuntos Educacionais, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento, parabenizou os organizadores do evento e comentou sobre a palestra: “Apesar de ser a segunda edição da SIPAT no Campus, foi a primeira vez que participei e senti-me muito feliz em poder participar desse evento no local onde desenvolvo minhas atividades funcionais; isso demonstra a atenção e cuidado que a Instituição tem com seus servidores. A SIPAT trouxe atividades que contemplaram aspectos importantes para a saúde e segurança dos servidores, além de promover momentos de muita interação entre todos. Da programação, destaco a importância da palestra ministrada pela professora Rafaelly, em que apresentou o Plano de Emergência Contra Incêndio da UFERSA Campus Pau dos Ferros. A palestra se apresentou como uma continuidade da I Jornada de Prevenção e Combate à Incêndio da UFERSA, da qual também participei. Com a apresentação dos mapas, passamos a conhecer as rotas de fuga dos prédios e como acionar equipes de emergência em situações de incêndios e/ou acidentes de grandes proporções. Enfim, foi um evento completo, contemplando reflexões em torno dos cuidados e prevenção com a saúde mental do servidor, sobre a importância do trabalho em equipe, assim como, sobre prevenção contra acidentes. Parabéns à UFERSA pelo evento, em especial, aos organizadores que estiveram à frente dessa programação no Campus Pau dos Ferros”.
A Direção do Campus também destacou a importância do evento no contexto do ambiente organizacional: “A II SIPAT foi mais um momento que representa a visão que temos em relação a criar um ambiente de trabalho produtivo e, em paralelo, estar sempre atento à saúde do servidor e a prevenção de acidentes. A programação com palestras e dinâmicas com temas diversificados conseguiu passar muita informação para quem pode estar presente, incluindo a apresentação das rotas de fuga, que fazem parte do plano de emergência da UFERSA, trazido pela Profª. Rafaely através do projeto de extensão coordenado por ela. No mais, é agradecer a equipe da organização pelo evento bem elaborado, especialmente, ao setor de Segurança do Trabalho e de Gestão de Pessoas e as entidades de classe que apoiaram financeiramente”, explicou Ricardo Melo.
Agradecimentos – É significativo para o Setor de Segurança do Trabalho contar com a colaboração e participação dos colegas na realização desse projeto e o sentimento é de gratidão a todos. “Especialmente, agradecemos aos setores de Gestão de Pessoas e Apoio Multidisciplinar pela parceria ímpar desde o primeiro momento; Tecnologia da Informação e Comunicação pelos registros fotográficos; Infraestrutura pelo cuidado com a logística do evento; aos discentes Gabriel Ferreira Andrade e Lilia Caroline de Morais – bolsistas do Projeto de Extensão “Dr. Projeto Popular – Por uma Causa Beneficente” – pela confecção dos Mapas de Sinalização de Emergência e Rotas de Fuga de todas as edificações e, à Direção do Campus Pau dos Ferros que nos apoiou incondicionalmente ao longo do processo. Agradecemos também aos palestrantes e facilitadores pela excelente oportunidade de aprendizado no ato de partilhar o conhecimento e aos nossos patrocinadores ADUFERSA, ASSUFERSA e SINTEST/RN”, concluiu a Técnica em Segurança do Trabalho, Priscila Siméia.