Um misto de conhecimentos marcou a Semana das Engenharias Ambiental e Civil – a SEAC, do Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Realizada nos dias 4, 5 e 6 de de outubro, a SEAC proporcionou trocas de experiências nas áreas de atuação das duas engenharias. “O evento proporcionou um ambiente estimulante e enriquecedor, repleto de palestras e minicursos que contribuíram significativamente para o aprendizado das engenharias”, avaliou o coordenador do evento, o professor Paulo Henrique Araújo Bezerra.
Além de oferecer espaço para o aprofundamento de conhecimentos aos estudantes, a SEAC também aproximou os futuros engenheiros com a prática profissional por meio de visitas técnicas e do contato direto com profissionais experientes. Um exemplo foi a palestra que abriu a semana que trouxe o tema: “Engenharia Civil, o que se trata?”.
A partir dessa abordagem inicial, a programação prosseguiu durante três dias com novas palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e visitas técnicas. “Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas reconhecidos, onde foram tratados de temas como: Saneamento, Projetos Geotécnicos, Integração do Rio São Francisco, Ramal Apodi, Geoprocessamento, Sistema COFEA-CREA, entre outros temas”, pontuou o professor Paulo Henrique Araújo.
Ainda segundo o coordenador da SEAC, os tópicos abordados foram diversos e instigantes, oferecendo uma visão abrangente das tendências e desafios enfrentados pela comunidade acadêmica e profissional.
Já os minicursos oportunizaram aos participantes adquirirem conhecimentos como de pilotagem de Veiculo Aéreo Não Tripuláveis, os VANTs, popularmente conhecidos como drones.
Outros minicursos abordaram o potencial da energia solar e também leitura de projetos de engenharia. “Eles permitiram a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e proporcionaram uma interação rica entre os estudantes e profissionais experientes. Essa abordagem prática fortaleceu nossa compreensão das engenharias e incentivou discussões significativas sobre o tema”, opinou o professor.
As visitas técnicas também foram ponto alto da SEAC, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer o Ramal Apodi, a indústria de lacticínio Belo Vale e também a degradação ambiental com uma visita ao “lixão” de Pau dos Ferros. “Um aspecto notável deste evento foi o espírito de colaboração que permeou cada atividade, com estudantes, professores e profissionais interagiram de maneira construtiva, fomentando o compartilhamento de ideias e experiências, fortalecendo os laços da comunidade acadêmica”, avaliou o coordenador do evento, o professor Paulo Henrique Araújo Bezerra.