As discentes da UFERSA do Campus Pau dos Ferros, Ana Júlia Nunes Cardoso, Agda Maria Castro Marques e Jassira Rodrigues Pereira, tiveram artigo aprovado no II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia-COBICET. O trabalho intitulado
“DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE CRACHÁ ELETRÔNICO COMO DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À MOBILIDADE DE DEFICIENTES VISUAIS”
apresenta a proposta de desenvolvimento de um crachá eletrônico descritivo (Crachá-Tec) de baixo custo que emitirá alertas sonoros e vibratórios ao identificar obstáculos no deslocamento de pessoas com deficiência visual, reduzindo assim, riscos de acidentes. Os resultados obtidos até o momento demonstram que a utilização de tecnologias livres permitirá reduzir os custos de desenvolvimento do protótipo, beneficiando significativamente os deficientes visuais, os quais apesar da grande luta por espaço social, ainda possuem poucas alternativas de equipamentos de auxilio à mobilidade que sejam economicamente acessíveis.
As autoras do artigo fazem parte do grupo de pesquisa Carcará, que, sob a coordenação do professor Anderson Queiroz Lemos, e em colaboração com membros externos, docentes e técnicos administrativos da UFERSA, desenvolvem o protótipo do Crachá-Tec.
Para acessar o artigo na íntegra, Clique Aqui.