Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Campus de Pau dos Ferros

I SIPAT

Saúde 9 de agosto de 2018. Visualizações: 1211. Última modificação: 09/08/2018 16:09:45

I SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – I SIPAT com o tema “Saúde em Mente” foi um sucesso. O evento ocorreu no dia 24/07 no Miniauditório do Bloco dos Professores – UFERSA Campus Pau dos Ferros, contando com a participação da comunidade ufersiana que pode aproveitar uma programação diversificada com palestras, momentos de orientação sobre Saúde e Segurança do Trabalho, dinâmicas e apresentação cultural.

Priscila Simeia – Técnica em Segurança do Trabalho

A ação idealizada pelo setor de Segurança do Trabalho teve como objetivo promover discussões acerca da saúde mental relacionada ao ambiente de trabalho e a Técnica em Segurança do Trabalho, Priscila Siméia de Melo Teixeira, falou sobre a importância do evento. “Realizar a primeira SIPAT foi um passo importante para o Setor de Segurança do Trabalho na construção de uma cultura de saúde, segurança e bem estar no trabalho. Com certeza, atingimos o principal objetivo do evento que foi o de orientar e conscientizar a comunidade acadêmica (servidores, colaboradores e discentes) sobre a importância da prevenção nos mais diversos aspectos da vida, com enfoque na relação saúde mental e ambiente de trabalho”.

 

 

Programação – O evento transcorreu durante todo o dia com a presença de 106 pessoas entre servidores, colaboradores e discentes. Pela manhã, o Grupo Voarte (DIREC) realizou o Momento Cultural trazendo uma bela apresentação de Música Popular Brasileira (MPB) e música regional. Logo após, o professor Dr. Ricardo Paulo Fonseca Melo, Diretor do Campus, deu as boas vindas aos participantes e apresentou a proposta de criação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP). Em seguida, Priscila Siméia fez uma apresentação intitulada “Saúde Mental e Adoecimento do Servidor Público: a realidade em números”, expondo dados estatísticos sobre o acometimento de Transtornos Mentais e Comportamentais (TCM) em trabalhadores da iniciativa privada e em grupos específicos de servidores públicos federais.

Encerrando o período da manhã, tivemos a brilhante participação da psicóloga Jéssica Luana Fernandes de Queiróz, mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho, que abordou o tema “Saúde Mental no Trabalho: encontros e contradições”, a partir das transformações do mundo do trabalho e avanços tecnológicos com suas implicações na saúde mental do trabalhador. O professor Bruno Fontes de Souza deu o seu depoimento sobre a palestra. “Posso falar que eu gostei bastante da palestra da psicóloga e professora Jéssica Luana, porque ela é uma grande especialista no tema Saúde do trabalhador – um tema tão importante, mas que ainda é um grande tabu no dia a dia do servidor. Identifiquei-me com a sua metodologia, foi bastante didática, embasou e explorou detalhadamente o assunto apresentando dados estatísticos e explicando, histórica e socialmente, a relação saúde mental e trabalho. Enfim, achei que ela contribuiu bastante para tornar este tema um pouco mais aceito entre os servidores, fazendo com que haja mais diálogos sobre este assunto na Universidade”.

Iniciamos o período da tarde com a Dinâmica: Consciência Corporal, orientada pelo Técnico Desportivo, Thiago César Silva de Azevedo. Em seguida, tivemos a palestra do psicólogo e coach, Deyvid Alves Pereira, que tratou da temática “A Saúde e a Autorresponsabilidade”. Segundo a discente Thallysmara Roberta Freitas de Moura, “a palestra de Deyvid foi um momento de grande importância e reflexão, pois, colocou em questão como se encontra a nossa saúde mental e isso nos levou a fazer uma autoavaliação sobre o que nossas escolhas estão acarretando no âmbito profissional, acadêmico e pessoal, incentivando a sairmos do estado de vitimização e assumirmos o papel de protagonistas na vida. A SIPAT faz parte de um plano de ação mais abrangente que inclui outras atividades direcionadas à saúde e segurança do servidor.

Prof. Dr. Ricardo Melo – Diretor do Campus Pau dos Ferros

“A I SIPAT do campus Pau dos Ferros foi criada com o objetivo de se estabelecer uma cultura relacionada à promoção da saúde e segurança do trabalho dos servidores e das pessoas que frequentam o campus diariamente; além disso, este evento pioneiro faz parte de um projeto maior que é a implementação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) no campus. O tema Saúde em Mente foi muito bem escolhido pela equipe organizadora do evento por se tratar de um tema bem atual. Acredito que todos cresceram e puderam conhecer mais sobre o tema com a apresentação dos palestrantes convidados”, explicou Ricardo Melo.

 

 

 

Agradecimentos – É fundamental reconhecer o trabalho das pessoas que se envolveram, direta e indiretamente, na realização desse projeto e manifestar publicamente essa gratidão. “Em nome do Setor de Segurança do Trabalho registro aqui nosso agradecimento pelo extraordinário apoio que tivemos na organização desse evento: aos setores de Gestão de Pessoas e Apoio Multidisciplinar que contribuíram significativamente desde o primeiro momento; ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação pela parceria na divulgação; ao setor de Infraestrutura que cuidou da logística no dia do evento e, especialmente, à Direção do Campus Pau dos Ferros que abraçou a ideia e ofereceu-nos apoio total e irrestrito ao longo do processo. Agradecemos também aos palestrantes pela excelente oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal no ato de partilhar o conhecimento e aos nossos patrocinadores ADUFERSA, ASSUFERSA e SINTEST/RN”, concluiu a Técnica em Segurança do Trabalho, Priscila Siméia.

Momento Cultural - Grupo Voarte
Grupo Voarte
Prof. Dr. Ricardo Melo - Apresentação _Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP_
Priscila Siméia - Apresentação "Saúde Mental e Adoecimento do Servidor Público: a realidade em números"
Jéssica Luana - Palestra _Saúde Mental no Trabalho_ encontros e contradições_
Jéssica Luana recebendo uma lembrança da I SIPAT
I SIPAT
Thiago César - Dinâmica _Consciência Corporal_
Dinâmica Consciência Corporal
Dinâmica Consciência Corporal
Dinâmica Consciência Corporal
Deyvid Alves - Palestra _A Saúde e a Autorresponsabilidade_
I SIPAT
I SIPAT
Dinâmica dos Sentimentos
Dinâmica dos Sentimentos
Dinâmica dos Sentimentos
Dinâmica dos Sentimentos
Dinâmica dos Sentimentos
Dinâmica dos Sentimentos
Da esquerda para a direita - Prof. Dr. José Flávio (Vice-Diretor), Prof. Dr. Ricardo Melo (Diretor), Deyvid Alves (Psicólogo e Coach), Priscila Siméia (Téc. em Segurança do Trabalho) e Emerson Fábio (Coord. de Administração e Planejamento)
Jullius Victorius - Representante do SINTEST RN
Thiago César recebendo uma lembrança da I SIPAT
Priscila Siméia recebendo uma lembrança da I SIPAT
Laura Mendes e Ravenna Cibelle recebendo uma lembrança da I SIPAT
Hortência Pessoa recebendo uma lembrança da I SIPAT
Vinícius Lopes recebendo uma lembrança da I SIPAT
Emerson Fábio recebendo uma lembrança da I SIPAT
Prof. Dr. Ricardo Melo recebendo uma lembrança da I SIPAT
Jullius Victorius - TAE recebendo brinde do sorteio
Maria Lucimar - Colaboradora recebendo brinde do sorteio
Mariana Gonçalo recebendo uma lembrança da I SIPAT
Banner
Cartaz