Alunos da Ufersa Pau dos Ferros vencem etapa estadual do Desafio de Empreendedorismo do Sebrae

Reconhecimento 18 de novembro de 2015. Visualizações: 1988. Última modificação: 18/11/2015 14:16:34
Os vencedores do Desafio de Empreendedorismo do SEBRAE no RN. Dos 4 premiados, dois são da Ufersa de Pau dos Ferros / Foto Eberte Freitas

Os vencedores do Desafio de Empreendedorismo do Sebrae no RN. Dos 4 premiados, dois são da Ufersa de Pau dos Ferros / Foto Eberte Freitas

Os estudantes Matheus Oliveira da Silva e Eberte Valter da Silva Freitas do curso de Ciência & Tecnologia da Ufersa de Pau dos Ferros, juntamente com os estudantes de Administração, Ana Beatriz Pinheiro Borges e Wagner Ferreira de Souza Gadelha Simas da UFRN, foram os grandes vencedores da etapa semifinal potiguar do Desafio Universitário Empreendedor do Sebrae. Com a vitória, os 4 universitários ganharam um smartphone, um troféu e uma viagem para Brasília (DF) onde irão participar da etapa final do Desafio com outros alunos selecionados do país nos dias 4 e 8 de dezembro.

Cerca de 3 mil estudantes do Rio Grande do Norte se inscreveram na competição que teve a etapa estadual concluída no último domingo em Natal.  Para chegar a vitória, os 4 estudantes enfrentaram uma maratona intensiva de atividades, como workshops sobre modelo de negócio e dinâmicas de grupo, capacitações e competições presenciais.

Matheus Oliveira (19) e Eberte Freitas (21), alunos de Ciência & Tecnologia da Ufersa de Pau dos Ferros. Eles vão representar a Ufersa e o RN na etapa nacional do Desafio em Brasília / Foto Eberte Freitas

“Não imaginava ganhar a competição estadual já que o nível estava muito alto com o formato da prova diferente do ano passado”, comentou o aluno Eberte Valter, de 21 anos. Em 2014, o jovem universitário, que é natural de Pau dos Ferros, foi selecionado pela primeira vez para participar da etapa nacional do Desafio do Empreendedor e, no final, por um erro de interpretação a equipe que fazia parte não conseguiu uma boa colocação no ranking nacional, mas esse ano o clima é diferente. Com a experiência adquirida em 2014, Eberte, Matheus e os outros dois estudantes selecionados da UFRN já começaram a traçar as estratégias para a prova nacional. “Vamos tentar trabalhar uma nova ideia mas, se não conseguirmos, vamos melhorar as estratégias que já trabalhamos para conseguir êxito na etapa nacional. A nossa meta é voltar de Brasília com o 3º lugar, no mínimo”, afirmou animado Eberte.

Para Matheus, de apenas 19 anos, que vai participar pela primeira da etapa nacional do desafio, a viagem para Brasília resultará em muito conhecimento e experiência. “Estou muito ansioso para a etapa nacional. Lá serão 108 competidores de todos os estados brasileiros, então o nível deve ser muito alto”, comentou o jovem universitário.

Esse ano, 15 estudantes da Ufersa, sendo 6 do câmpus de Pau dos Ferros, participaram do Desafio de Empreendedorismo do Sebrae. A Ufersa foi a instituição potiguar que mais inscreveu alunos na competição.

O Desafio Universitário Empreendedor incentiva o empreendedorismo no ambiente universitário por meio de atividades educacionais, jogos de negócio e simuladores empresariais. Além de ser uma competição nacional, a iniciativa pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos docentes no ensino do empreendedorismo.

Os vencedores nacionais do Desafio ganharão um tablet, um troféu e uma viagem internacional, com duração de até dez dias, para conhecer um centro de empreendedorismo de referência mundial. Os ganhadores da edição de 2014 do Desafio viajaram, em junho deste ano, para o Japão.