Assista vídeo institucional em celebração aos 3 anos de criação da Ufersa Pau dos Ferros

Gestão, Reconhecimento, Responsabilidade Social 9 de março de 2015. Visualizações: 2816. Última modificação: 17/07/2019 09:29:34

Desde que o Governo Federal lançou o Plano Nacional da Educação, o PNE, um dos principais objetivos era levar a expansão universitária ao interior do Brasil por meio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – o Reuni.

A transformação da antiga Esam em Universidade Federal Rural do Semi-Árido é resultado dessa iniciativa, assim como também foi a chegada da Ufersa à cidade de Pau dos Ferros, em 2012. O Campus da Ufersa no Alto Oeste é o mais novo das unidades fora da sede – em Mossoró – e já tem muito que comemorar, tanto dentro dos muros da universidade como também no seu legado deixado para a mesorregião do Oeste Potiguar.

Prédio Administrativo do Câmpus Pau dos Ferros |Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Entregue à comunidade em 27 de fevereiro de 2012, o câmpus da Ufersa Pau dos Ferros conta hoje a 700 alunos matriculados nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e os cursos de segundo ciclo em Engenharia Civil e Engenharia de Computação.

Uma dessas estudantes é Harranna Ávila, que trocou Contabilidade por C&T na expectativa de se graduar em Engenharia Civil. Natural da cidade de Rafael Fernandes, a estudante percorre todos os dias mais de 13 quilômetros para assistir aula, participar de projetos de Pesquisa e Extensão e estudar nas dependências do Câmpus.

O esforço e a dedicação de Harranna e a orientação dos professores é o que movimenta e dá vida acadêmica aos projetos da Ufersa. Prova disso é o trabalho desenvolvido pela professora de química Sanderlir da Silva Dias. Ela percebeu a pouca participação das mulheres em pesquisas nos cursos tradicionalmente ocupados por homens e resolveu o problema.

E não para por aí! Július Vitórius, natural de Pau dos Ferros, é assistente administrativo na Universidade do Semi-árido. Ele deixou a cidade há oito anos para estudar e trabalhar, mas foi com a implantação da Ufersa que ele pode realizar o sonho de ganhar a vida na sua terra natal.

A Ufersa veio a contribuir não só com Pau dos Ferros, mas também com toda a região.

Glaydson de Oliveira, professor
E no que depender dos investimentos da Ufersa em Pau dos Ferros, o futuro da família de vários outros sertanejos está garantido. Professor Alexsandro Lima, diretor do Câmpus detalha, o pacote de obras em andamento que irá assegurar melhorias estudantis, de pesquisa e, sobretudo, de ensino com qualidade.

Um grande presente para celebrar os três veio recentemente, quando o Conselho Universitário aprovou a reformulação do Câmpus, que terá uma nova cara a partir da chegada de 4 novos cursos. Atualmente, todas as vagas até estão concentradas na única opção de ingresso para o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, que dispõe de duas opções de cursos para o segundo ciclo de formação: Engenharia Civil e Computação

Reitor e diretor do Câmpus em solenidade de colação de grau da primeira turma da Ufersa Pau dos Ferros, momento também de celebração dos 3 anos de criação da unidade.

Com a modificação serão três opções de cursos com ingresso semestral. Permanece o curso de BCT com 80 vagas e contando agora com o curso de Engenharia Civil e o novo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para segundo ciclo. Será incluído o Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI, com 80 vagas. Para segundo ciclo, a opção será Engenharia de Computação e Engenharia de Software. O câmpus também receberá o curso de Arquitetura e Urbanismo, com oferta de 40 vagas por semestre.

Com a mudança, o número de vagas ofertas sai de 150 vagas por semestre para 200 vagas. E já o número de professores deverá chegar a 76. Essas são melhorias que asseguram o papel fundamental da universidade: fomentar o desenvolvimento a partir da geração de oportunidades levando educação superior e conhecimento tecnológico a todos e em todos os cantos.

Relembre a cerimônia de Colação de Grau e comemoração dos 3 anos de criação do Câmpus Pau dos Ferros
Discurso do pofessor Alexsandro Lima pelos 3 anos da Ufersa Pau dos Ferros e Colação de Grau da Primeira Turma

Celebre e compartilhe o aniversário da Ufersa Pau dos Ferros nas redes.

Tag Pau dos Ferros