Ufersa Campus Pau dos Ferros abraça o Outubro Rosa

Responsabilidade Social 1 de outubro de 2014. Visualizações: 1492. Última modificação: 22/10/2014 10:45:05

A Ufersa Campus Pau dos Ferros está preparada para chegada de Outubro. Todos os servidores e funcionários terceirizados estão mobilizados para participar do Outubro Rosa. Essa é uma campanha que alerta para as causas do Câncer de Mama e incentiva as mulheres a prevenirem-se através da realização de exames periódicos. O movimento teve início em 1990 durante a primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque. Em 1997 entidades de outras cidades dos EUA começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e o mês de outubro foi escolhido como marco para as ações. No Brasil essa campanha começou a ser realizada no ano de 2009.

01

“Essa é uma campanha de extrema relevância para a saúde da mulher, portanto, nos unimos a essa nobre causa aqui no Campus Pau dos Ferros, tendo como objetivo precípuo, promover a saúde das nossas servidoras, bem com como das funcionárias terceirizadas, informando e orientando sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama e o seu descobrimento precoce” disse a Assistente Social do Campus Leidilane Honorato Alencar.

02

Diferentes setores e profissionais – Gestão de Pessoas, Secretaria da Direção, Serviço Social e Psicologia – estão engajados para contribuir com essa campanha e orientar, informar e sensibilizar servidoras e funcionárias terceirizadas para a importância da prevenção por meio de ações socioeducativas que estão sendo planejadas pela equipe em parceria com outras entidades. Dentre as ações que serão realizadas estão: palestra informativa, depoimentos e Caminhada pela Prevenção do Câncer de Mama.

Estatisticamente falando, as mulheres sempre foram muito mais atentas que os homens no tocante ao cuidado com a própria saúde, mas no mundo atual com o progressivo aumento da participação das mulheres em espaços antes dominados pelo homem, percebemos uma mudança nesse comportamento feminino. As mulheres hoje ocupam com grande maestria e competência várias funções em suas vidas (mãe, docente, técnica administrativa, presidente e etc.) que acabam tomando seu tempo e fazendo com que muitas delas deixem um pouco de lado o cuidado com sua saúde.

03

“Numa universidade como a nossa, onde praticamente 50% da força motriz é feita por mulheres, a realidade não é diferente. Nesse sentido, campanhas que conscientizam sobre a importância da prevenção de doenças – como é o caso do Outubro Rosa, campanha que alerta para as causas do Câncer de Mama – são imprescindíveis para diminuirmos os riscos de casos de câncer em nossas colegas de trabalho e na população em geral.” expressou Alexsandro Pereira Lima, Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros

Imbuídos desse espírito, a UFERSA Campus Pau dos Ferros abraça o Outubro Rosa e conclama a todos para participarem dessa campanha de objetivo tão nobre, vista também essa causa!